Protocolo de Equivalência dos Sistemas de Inspeção de Carnes permite que as instalações produtoras possam ser elegíveis para exportar sem a necessidade de cada estabelecimento ser inspecionado individualmente pelo país importador.
Com a confirmação da missão do presidente Lula ao Egito nesta semana, o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil conquistou mais um importante avanço nas relações comerciais com o país do norte africano.
Na última terça-feira (13), o governo brasileiro obteve o “Protocolo de Equivalência dos Sistemas de Inspeção de Carnes”, também conhecido como “pre-listing”, uma medida que promete facilitar as exportações brasileiras de carnes bovina, suína e de aves para o Egito.
O Egito é um dos seis maiores importadores mundiais de carne bovina do Brasil e líder na importação de carne de aves do nosso país.
Antes deste acordo, a renovação da habilitação de estabelecimentos brasileiros para exportação, bem como a aprovação de novas unidades de processamento, exigia auditorias presenciais por parte das autoridades egípcias. O procedimento implicava em altos custos para os exportadores brasileiros. Desde 2019, cerca de 30 estabelecimentos brasileiros estavam na "fila de espera" para obterem a habilitação.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Luciano Seixas.
0 comentários:
Postar um comentário