Governo Federal também agilizou a liberação de recursos para entes federados que decretarem emergência, seja por dengue, outras arboviroses ou situações que afetem a saúde pública.
O Ministério da Saúde ampliou para R$ 1 bilhão e meio de Reais os recursos reservados para apoiar estados, municípios e o Distrito Federal no enfrentamento de emergências, como a alta de casos de dengue no país.
Em portaria publicada na última sexta-feira (9), o ministério também otimizou a liberação de recursos para estados e municípios que decretarem emergência, seja por dengue, outras arboviroses ou situações que acometam a saúde pública. Os repasses serão mensais durante a vigência do decreto de emergência.
Para receber os recurso, gestores municipais e estaduais precisam apresentar um plano de ação, com condição de saúde local e a necessidade de atendimento à população e a sobrecarga da rede assistencial. Além de detalharem as ações a serem realizadas.
Em 2024, o Brasil registrou mais mais 512 mil casos prováveis de dengue e 75 óbitos pela doença já foram confirmados. Os números estão no Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, José Carlos Andrade.
0 comentários:
Postar um comentário