No Mês da Mulher, a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde (ACESSA) reitera seu compromisso com a diversidade
Em mais de 30 anos de trabalho ativo no Brasil, a ACESSA, antiga ABIMIP, vem ampliando cada vez mais seu campo de atuação com lideranças femininas em destaque na organização.
Pela primeira vez na em sua história, duas lideranças femininas estão à frente da entidade: Leonora Coimbra (Hypera) ocupa o cargo de Presidente do Conselho, assim como a Dra. Marli Sileci ocupa o cargo de Presidente Executiva da Associação. Além disso, a diretoria é majoritariamente composta por vozes femininas, como Carmenza Alarcon (Sanofi), Gabriela Mallmann (Aché), Gina Mejia (Kenvue), Fabiana Queiroz (Reckitt), Marcia Braga de Abreu (Aché), Mariana Lucena (Haleon) e Larissa Michellucci (Sanofi).
Leonora Coimbra é formada em Farmácia e pós-graduada em Farmácia Industrial e Farmacologia Clínica. Ela possui um forte conhecimento do setor industrial farmacêutico e de produtos para o Autocuidado e experiência de mais de 20 anos em empresas multinacionais e nacionais, com foco em Assuntos Regulatórios e Relações Governamentais. Como Diretora de Relações Governamentais da Hypera Pharma, desde 2018, é responsável pelo relacionamento e comunicação com organizações, comunidades, entes públicos nas esferas dos poderes executivo, legislativo e judiciário, a níveis municipais, estaduais e federal.
Ela afirma que “a ACESSA tem um claro objetivo de fortalecer o setor, por meio da geração de dados que auxiliem na promoção de políticas públicas que promovam a prática do Autocuidado no Brasil. Por isso, nos dispomos a colaborar com agências reguladoras, fundações do setor de saúde e membros dos poderes executivo e legislativo para que o país faça melhor uso da estrutura do sistema de saúde”.
Marli Sileci é advogada e renomada especialista em assuntos regulatórios da indústria farmacêutica, com mais de 27 anos de experiência no setor. A profissional desempenha papel fundamental na área de assuntos regulatórios, destacando-se pelo comprometimento e profundo entendimento da legislação setorial vigente. “Há muitos anos dedicamos nossos esforços ao reconhecimento do Autocuidado como aliado da saúde brasileira. Agora, estamos cada vez mais fortes como principal interlocutora do setor para que o poder público se junte à nossa causa. Para isso, é importante termos também a conscientização de toda a população, que é a principal beneficiada pela prática”, afirma Marli Sileci.
A união destas lideranças femininas com as dezenas de empresas associadas que, juntas, representam 80% do mercado brasileiro relevante de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs), tem direcionado esforços na disseminação de informação de qualidade e uso racional destes medicamentos como aliados na prevenção da saúde por meio do letramento em saúde da população, visando não apenas a otimização da saúde em geral, como a sustentabilidade dos sistemas público e privado.
Além das ações de informação da Associação, ela vem atuando fortemente ao lado de entidades reguladoras como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e mobilização do setor público pela criação de políticas públicas nacionais de Autocuidado. A motivação vem de diversos estudos e exemplos de outros países que aplicaram investimentos em Autocuidado e otimizaram o campo da saúde, trazendo diversos benefícios à população.
A ACESSA lançou, ainda, recentemente, a 3ª edição do Prêmio Autocuidado em Saúde ACESSA, que está com inscrições abertas através do site oficial. A iniciativa reconhece trabalhos que visam conscientizar as pessoas sobre a importância de participar ativamente da tomada de decisões sobre seu próprio bem-estar. Neste ano, a premiação, que acontecerá em julho, em Brasília, destaca a importância do desenvolvimento de políticas públicas efetivas que promovam o Autocuidado, como o Dia Nacional do Autocuidado (24/07). O Prêmio é dividido em três categorias: Comunicação em Saúde e Autoconhecimento; Promoção à Saúde; e Uso Racional de MIPs e Outros Produtos.
Sobre a ACESSA
A ACESSA (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde) reúne os principais fabricantes nacionais e internacionais de medicamentos isentos de prescrição (MIPs), que, juntos, representam 80% do mercado brasileiro relevante deste tipo de medicamento. A entidade é a antiga ABIMIP (Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição) e mudou de nome em fevereiro de 2022, ampliando seu escopo de trabalho, com o objetivo de acompanhar a evolução na sociedade, no mercado e congregar todos os esforços para ser reconhecida como referência na promoção do Autocuidado em saúde e bem-estar.
0 comentários:
Postar um comentário