Em 2024, a ATI Tocantins modernizou serviços, promoveu economia com digitalização, capacitou servidores e otimizou infraestrutura tecnológica
por Thalia Batista/Governo do Tocantins
O ano de 2024 foi decisivo para o Tocantins consolidar-se como referência em tecnologia e inovação no setor público. Sob a gestão do governador Wanderlei Barbosa, a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) avançou na digitalização de serviços, modernizou a administração pública, promoveu economia significativa e ampliou a eficiência no atendimento à população. Esses esforços foram reconhecidos nacionalmente com importantes premiações e resultados expressivos em diversas áreas.
Durante o Seminário Nacional de Tecnologias da Informação e da Comunicação para Gestão Pública (Secop) 2024, realizado no Rio de Janeiro/RJ, o Tocantins foi destaque ao receber o 3º lugar na categoria de maior evolução no Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais e o 2º lugar como Melhor Solução de Governo Digital para Governo.
O governador Wanderlei Barbosa destaca o impacto das conquistas alcançadas pelo Tocantins. “Nosso objetivo sempre foi transformar a relação do cidadão com o poder público, tornando os serviços mais acessíveis, rápidos e eficazes. Este reconhecimento nacional reforça que estamos no caminho certo, consolidando o Tocantins como um estado referência em tecnologia e gestão pública no Brasil. Seguiremos firmes, investindo em soluções que melhorem a vida da nossa população e promovam o desenvolvimento do nosso estado”, afirma o Governador.
"Esses prêmios reconhecem os esforços da nossa equipe e reforçam o compromisso do Governo do Tocantins em transformar os serviços públicos por meio da tecnologia. Um exemplo do impacto tecnológico foi a redução do tempo de processamento da folha de pagamento, de 36 horas para apenas 2 horas, promovendo uma maior eficiência administrativa", ressalta o presidente da ATI, Alírio Félix.
Digitalização e economia sustentável
O Sistema de Gestão de Documentos Digitais (SGD) da ATI desempenhou um papel central na economia de mais de R$ 114 milhões ao eliminar custos relacionados à produção e ao armazenamento físico de documentos. Além disso, a digitalização proporcionou uma economia de tempo equivalente a 143 milhões de horas, demonstrando o impacto positivo da inovação na gestão pública.
A plataforma Pronto Digital, que completou um ano em outubro de 2024, consolidou-se como uma ferramenta essencial para o acesso aos serviços públicos. Com 727 serviços cadastrados, sendo 42,78% totalmente digitais, o sistema já registrou 72.507 solicitações realizadas por 122.569 usuários, envolvendo 30 órgãos estaduais.
Projetos e inovações transformadoras
A ATI também entregou projetos estratégicos como a Plataforma de Teletrabalho; a plataforma Nexus para organização dos conselhos e colegiados; e o Rurater 2.0, focado na modernização da gestão rural. Além disso, implementou o ICMS Educacional e 11 serviços fiscais disponibilizados pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), incluindo o Termo de Assunção de Dívida de IPVA, que permite a transferência de propriedade ou posse de veículos automotores, dentro do mesmo município, sem o pagamento do IPVA do exercício corrente, conforme o Art. 81 § 2º da Lei nº 1.287/01. Outras entregas incluem a implantação do Sistema de Gestão de Atendimento (SGA) no Servir e no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), bem como a implementação do Sistema de Gestão Documental (SGD) Tributário na Sefaz.
Em 2024, a ATI gerenciou 514 Ordens de Serviço, das quais 133 foram homologadas e aprovadas, realizou 1.076 reuniões técnicas e analisou mais de 1 mil artefatos, reafirmando seu compromisso com a qualidade e a eficiência das entregas.
Capacitação para o futuro
A capacitação foi outro destaque, com 46 treinamentos realizados, abrangendo 22 sistemas tecnológicos e beneficiando 1.605 servidores de 17 órgãos estaduais. A adoção da Plataforma Moodle e a produção de vídeos tutoriais ampliaram o alcance das ações de treinamento, enquanto cursos como o de Linguagem Simples fortaleceram a comunicação e o uso eficiente da tecnologia no setor público.
Suporte e infraestrutura tecnológica
A ATI também foi essencial na operacionalização de eventos como a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024), a Festa do Senhor do Bonfim e o Seminário de Economia Criativa. A infraestrutura tecnológica foi ampliada para novos prédios do governo, como as secretarias de Estado da Juventude e Esporte (Seju); dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot); da Cultura (Secult); e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), assegurando conectividade e modernidade.
Ao longo de 2024, mais de 34 mil chamados foram triados pela ATI, com cerca de 2 mil resolvidos diretamente. A agência também monitorou demandas em tempo real e promoveu capacitações para ferramentas como VOIP e Nexus.
Gestão estratégica e planejamento
Com a elaboração de 88 Projetos Básicos de TI e Termos de Referência (PBTI/TR), a ATI demonstrou sua capacidade de planejamento e inovação. Foi lançado o Plano Estratégico e Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (Pedtic) 2024-2027, que define metas como transformação digital, sustentabilidade e segurança de dados para os próximos anos.
Também foram realizadas 44 vistorias com monitoramento de mais de 8.315 equipamentos adquiridos pelo Executivo Estadual.
Visão para 2025
Encerrando o ano com resultados marcantes, o governador Wanderlei Barbosa reforça o compromisso com o avanço tecnológico do Tocantins. “Investir em tecnologia não é apenas uma escolha estratégica, mas uma necessidade para atender às demandas de nossa população com qualidade e agilidade”, pontua o Governador.
Com iniciativas robustas e reconhecimentos nacionais, o Tocantins demonstra que a transformação digital é o caminho para um estado mais eficiente, sustentável e conectado com as demandas da sociedade.
0 comentários:
Postar um comentário